Na noite desta terça-feira (5), o São Paulo venceu o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na Arena Fonte Nova. Jogando fora de casa, o Tricolor teve gols de Luiz Gustavo, Wellington Rato e Lucas, conquistando uma vitória expressiva que aumenta sua vantagem sobre o time baiano na tabela.
Apesar do placar elástico, o Bahia começou melhor e teve boas oportunidades no início do jogo. Lucho Rodríguez, de fora da área, e Ademir, com um chute cruzado, testaram o goleiro são-paulino Rafael, mas não conseguiram abrir o placar. O São Paulo só ameaçou aos 23 minutos, quando Lucas avançou em velocidade e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O primeiro gol da partida veio em um erro de Marcos Felipe, goleiro do Bahia, que tentou sair jogando rapidamente e acabou entregando a bola para Luiz Gustavo, que, frente ao gol vazio, não desperdiçou e abriu o marcador. A defesa de Rafael em uma cabeçada de Juba, já no fim da primeira etapa, impediu o empate baiano e manteve o São Paulo à frente.
No segundo tempo, o Bahia continuou pressionando e teve chances com Ademir e Gabriel Xavier, mas não conseguiu aproveitar. Aos 20 minutos, na primeira chegada do São Paulo na etapa final, Wellington Rato ampliou a vantagem. O gol foi fruto de uma boa jogada coletiva entre Lucas e Luciano, que serviram o atacante para marcar o segundo gol.
Nos acréscimos, o São Paulo selou a vitória com um gol de Lucas. Após Wellington Rato invadir a área e rolar para o companheiro, o camisa 7 não titubeou e acertou um forte chute para anotar o terceiro gol do Tricolor e garantir os três pontos.
Tabu Mantido para Rogério Ceni
A derrota foi especialmente amarga para Rogério Ceni, que segue sem saber o que é vencer o São Paulo como treinador. O ex-goleiro, considerado o maior ídolo da história do clube, chegou a sua 11ª partida sem vitória contra o Tricolor, com nove derrotas e dois empates. Ceni já havia enfrentado o São Paulo à frente do Fortaleza e Flamengo, e agora, como técnico do Bahia, não conseguiu quebrar o tabu.
Situação na Tabela
Com a vitória, o São Paulo abriu uma vantagem de 8 pontos sobre o Bahia, que segue na 7ª posição com 46 pontos. O time de Luis Zubeldía, por sua vez, chega aos 54 pontos e se aproxima do Flamengo, que ocupa o 5º lugar com 55 pontos, aumentando suas chances de uma vaga no G4.
Próximos Jogos
O Bahia tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro e volta a campo no próximo sábado (9), quando enfrenta o Juventude, às 19h, no Alfredo Jaconi, pela 33ª rodada.
Já o São Paulo, que busca se aproximar do G4, também joga no sábado, às 21h, no Morumbi, contra o Athletico-PR, em mais uma importante batalha na reta final do torneio.
Ficha Técnica:
Gols: Luiz Gustavo (10‘/1ºT) (0x1), Wellington Rato (20‘/2ºT) (0x2) e Lucas (45'/2ºT) (0x3)
Cartões amarelos: Jean Lucas, Kanu e Gabriel Xavier (BAH); Marcos Antônio e Sabino (SAO)
Cartões vermelhos: Não teve