Neste domingo (10), o Flamengo conquistou o título da Copa do Brasil 2024 ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena MRV, lotada com 44.876 torcedores – um recorde de público na história do estádio. Com a vitória, o time carioca faturou o troféu com um placar agregado de 4 a 1, após também ter vencido o jogo de ida, no Maracanã, na semana passada.
O grande herói da partida foi Gonzalo Plata, que marcou um belo gol de "cavadinha" aos 38 minutos do segundo tempo, garantindo o nome dele na história do Flamengo e decidindo a partida em Belo Horizonte.
Este é o 5º título do Flamengo na Copa do Brasil, repetindo os feitos de 1990, 2006, 2013 e 2022. Com a conquista, o time rubro-negro agora divide a 2ª colocação no ranking de campeões da competição com o Grêmio, ambos com cinco troféus. O único clube com mais títulos é o Cruzeiro, com seis conquistas.
Além do troféu, o Flamengo também se garantiu na Supercopa do Brasil de 2025, onde enfrentará o campeão do Brasileirão de 2024. Se o Flamengo também vencer o campeonato brasileiro, o adversário na Supercopa será o segundo colocado da Série A.
Para completar, o time de Filipe Luís ainda leva para casa uma premiação de R$ 73,5 milhões. O Atlético-MG, por sua vez, ficou com o vice-campeonato e um prêmio de R$ 31,5 milhões.
Agora, o Atlético-MG foca na final da CONMEBOL Libertadores, que será disputada no dia 30 deste mês, contra o Botafogo, em Buenos Aires. Curiosamente, Flamengo e Atlético-MG se enfrentarão novamente já nesta semana, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, marcada para quarta-feira (13), no Maracanã, às 20h (de Brasília), pela 33ª rodada da competição.
O Jogo:
Primeiro Tempo Agitado:
Após uma linda festa promovida pela torcida do Atlético-MG, as duas equipes entraram em campo com muita energia, proporcionando um primeiro tempo repleto de chances de gol.
O Atlético-MG foi o time mais perigoso, criando várias oportunidades, com 9 finalizações no total e exigindo boas defesas do goleiro Rossi. A principal chance da equipe mineira aconteceu aos 13 minutos, quando Hulk disparou um forte chute de falta, mas Rossi fez a defesa e a zaga afastou o perigo. Aos 18, o goleiro argentino foi novamente exigido em uma bomba de Hulk, mas mais uma vez fez uma ótima defesa.
Após essa pressão inicial, o Flamengo se reorganizou e passou a ameaçar com contra-ataques rápidos, principalmente explorando a velocidade de Michael e Gabigol. O time carioca teve duas boas chances: aos 24, Arrascaeta cabeceou por pouco, e aos 27, Evertton Araújo finalizou bem, mas Everson fez uma grande defesa.
Aos 35, Rossi cometeu um erro na saída de bola e deu um passe de graça para Pulgar. O Atlético-MG recuperou a posse, e Paulinho quase marcou, mas Rossi se redimiu com uma grande defesa.
Aos 37, uma grande polêmica: Arrascaeta partiu em contra-ataque e foi derrubado por Lyanco. A torcida e os jogadores do Flamengo pediram a expulsão do defensor atleticano, mas o árbitro Raphael Claus apenas deu cartão amarelo. A situação gerou bastante discussão, e para a analista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, a reclamação foi justa, pois o defensor deveria ter sido expulso.
Com muitas chances de gol para ambos os lados, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
Segundo Tempo Decidido por Golaço:
No intervalo, ambos os times realizaram substituições: o Atlético-MG trocou Lyanco e Otávio por Saravia e Alan Kardec, enquanto no Flamengo, Gabigol deu lugar a Bruno Henrique.
O jogo seguiu eletrizante. Aos 6 minutos, Bruno Henrique fez grande jogada, invadiu a área e arriscou um chute forte, mas Everson fez uma defesa espetacular com o rosto, salvando o Galo. O Atlético-MG respondeu com algumas investidas de Gustavo Scarpa e Alan Kardec, mas sem sucesso.
Aos 13 minutos, Filipe Luís fez uma substituição tática, colocando o zagueiro Fabrício Bruno no lugar de Arrascaeta, reforçando a defesa.
O Flamengo, porém, continuou perigosíssimo nos contra-ataques. Aos 17, Bruno Henrique ficou cara a cara com Everson, mas o goleiro fez uma grande defesa. Pouco depois, Michael perdeu uma oportunidade incrível ao tentar driblar o goleiro, que salvou o time atleticano.
O ritmo do jogo caiu, com o Atlético-MG claramente frustrado pelas chances perdidas e o Flamengo tentando administrar o resultado. Com o Galo exposto, o Flamengo seguiu criando boas chances, e parecia uma questão de tempo até o gol da vitória.
E ele veio aos 38 minutos, após mais uma chance desperdiçada pelo Atlético-MG. Gonzalo Plata, que acabara de entrar, recebeu um lançamento em velocidade, arrancou e, com grande classe, deu um toque por cobertura para vencer Everson e garantir a vitória flamenguista.
Nos acréscimos, Saravia foi expulso por uma falta em Bruno Henrique, mas o Flamengo já estava com a vitória praticamente garantida. O apito final veio logo em seguida, coroando o Flamengo como pentacampeão da Copa do Brasil!
Ficha Técnica:
Atlético-MG x Flamengo - Final 2 - Copa do Brasil 2024
Local: Arena MRV, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Data e hora: 10/11/2024, 16h.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), Neuza Ines Back (SP), Danilo Ricardo Simon Manis (SP), Matheus Delgado Candançan (SP).
Cartões amarelos: Lyanco (CAM), Igor Rabello (CAM), Erick Pulgar (FLA).
Cartão vermelho: Saraiva (CAM).
Gol: Plata (38').