Após 11 meses de espera, o torcedor santista finalmente pode celebrar o retorno do seu time à elite do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (11), o Santos derrotou o Coritiba por 2 a 0, no estádio Couto Pereira, e garantiu sua vaga na Série A para o ano que vem. Com gols de Wendel Silva e Otero, ambos no primeiro tempo, a equipe comandada por Fábio Carille sacramentou o acesso com uma atuação sólida e deixou claro que o foco não é apenas subir, mas também brigar pelo título da Série B.
Com a vitória, o Santos chegou a 68 pontos na tabela, uma marca que impossibilita o Ceará, que está em quinto lugar com 57 pontos, de ultrapassar a equipe. Agora, o time da Baixada Santista, que ainda tem dois jogos pela frente, segue firme na luta pelo título, com cinco pontos de desvantagem para o Mirassol, atual vice-líder.
João Schmidt, volante do Santos, fez questão de ressaltar a importância da conquista, destacando que este foi o ano mais difícil da história do clube, mas também de muita superação. Não foi um ano fácil. Acho que esse ano foi… Acho não, tenho certeza de que foi o ano mais difícil da história desse clube. Mas Deus é bom. Acho que Deus colocou as pessoas certas nesse clube neste ano. Jogadores, comissão, todos fazem parte desse grupo de muita coragem, afirmou o jogador ao final da partida, visivelmente emocionado. Para Schmidt, o objetivo agora é claro: Estamos felizes pelo acesso, mas ainda temos dois jogos e, se Deus quiser, vamos em busca do título contra o CRB.
Outro protagonista da noite, Guilherme, atacante do Santos e artilheiro da equipe na temporada com 13 gols, também expressou sua alegria e gratidão por fazer parte dessa história. Com 10 gols marcados na Série B, ele foi um dos grandes responsáveis pela recuperação da equipe ao longo da competição. Alegria de fazer história com essa camisa. Você não sabe como é gratificante para nós vestir essa camisa. Para mim, é um sonho, é motivo de honra e muita alegria, declarou, destacando o significado de vestir o manto do Santos. Que ano difícil, né? Mas glória a Deus. A torcida merece demais, cada funcionário lá do CT da Vila, cada atleta, comissão, diretoria… Me faltam palavras, essa é a verdade, completou o artilheiro.
A vitória sobre o Coritiba não só garantiu o retorno do Santos à Série A, mas também reacendeu as esperanças do time em relação ao título da competição. O Peixe ainda terá uma última missão no estádio da Vila Belmiro no próximo domingo (17), contra o CRB. Será a última partida em casa na temporada, e a expectativa é de uma grande festa por parte da torcida, que promete lotar o estádio para celebrar o acesso e, quem sabe, apoiar o time em busca do título da Série B.
O Santos já cumpriu o primeiro objetivo: voltar à elite do futebol brasileiro. Agora, com o ânimo renovado e a confiança em alta, a equipe segue com os pés no chão, mas com o foco totalmente voltado para a busca pela taça.