O Manchester City atravessa um momento delicado, com uma série de lesões que está afetando não apenas o desempenho da equipe no Campeonato Inglês, mas também as seleções nacionais que costumam contar com seus jogadores em cada Data Fifa. Com 11 atletas afastados do time por contusões, o tetracampeão inglês vê seus craques fora das convocações para os jogos internacionais, um cenário incomum para a equipe de Pep Guardiola.
Nos últimos dias, a situação do City tem sido marcada por dificuldades no departamento médico. O time sofreu uma sequência de quatro derrotas consecutivas – algo inédito na carreira de Guardiola –, o que reforça a ideia do treinador de que, com tantos jogadores indisponíveis, manter o alto nível de performance tem se mostrado uma missão impossível.
Além de impactar diretamente o rendimento da equipe, a lista de lesões do City está afetando também sete seleções de diferentes países. Entre os principais desfalques estão Kevin De Bruyne e Jeremy Doku (Bélgica), Rodri (Espanha), Nathan Aké (Holanda), Jack Grealish, John Stones e Phil Foden (Inglaterra), Oscar Bobb (Noruega), Matheus Nunes e Rúben Dias (Portugal), e Manuel Akanji (Suíça). Essa situação é especialmente preocupante para os técnicos, que têm que lidar com a ausência de jogadores-chave nas competições internacionais.
Rodri, que está fora da temporada devido a uma grave lesão no ligamento, é um dos maiores desfalques para o Manchester City e também para a Espanha. O técnico português Roberto Martínez, ao comentar a ausência de Rúben Dias, lamentou a falta de um dos pilares defensivos da seleção portuguesa. Para Martínez, a perda de Dias é um golpe significativo, dado o papel de liderança do jogador no campo.
"Rúben Dias é um jogador muito importante para nós, ele é como um treinador em campo, um jogador chave, que se comunica muito bem e controla a linha defensiva. Esta é a oportunidade para outros jogadores, e também um desafio. Precisamos estar prontos para vencer sem o Rúben Dias", afirmou o técnico.
Algumas das lesões mais recentes ocorreram durante o jogo contra o Brighton, no último sábado, em que o City foi derrotado por 2 a 1 no Campeonato Inglês. Foden, Matheus Nunes, De Bruyne, Aké e Akanji são os jogadores que acabaram se lesionando na partida. Embora alguns deles já tivessem problemas de contusão antes, a sequência de confrontos e a exigência do calendário inglês parecem ter agravado a situação física de vários atletas.
Diante desse cenário, Guardiola tenta encontrar algum alívio no fato de que o período sem jogos devido à Data Fifa possa ser um momento de recuperação para os lesionados. Em entrevista após a derrota para o Brighton, o treinador comentou sobre as expectativas para os próximos dias: "Acredito que será bom para todos nós, bom para os jogadores, especialmente para Rúben (Dias) poder retornar, quem sabe John Stones e outros jogadores também."
Embora as lesões sejam um desafio, a esperança no Manchester City é de que o tempo sem competições ajude os atletas a se recuperarem e retornarem em boa forma para os próximos compromissos. O clube inglês, no entanto, precisará encontrar soluções rápidas para reverter a má fase e voltar a brigar por títulos, tanto no Campeonato Inglês quanto nas competições europeias.