O Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na manhã desta quarta-feira, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o time paulista se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento e começa a vislumbrar uma vaga na Libertadores de 2025, objetivo que, apesar de difícil, já parece ao alcance. O Timão, que vive uma ótima fase, conquistou sua quinta vitória consecutiva na competição, com gols de Memphis Depay e Yuri Alberto, enquanto Kaiki descontou para os visitantes, que jogaram com time reserva visando a final da Copa Sul-Americana no sábado. O time comandado por Ramón Díaz segue firme na parte superior da tabela e pode, sim, sonhar com uma vaga na competição continental.
Como fica a classificação?
Com a vitória, o Corinthians chegou a 44 pontos, ficando a apenas três do Cruzeiro, que ocupa o sétimo lugar com 47 pontos, última posição que garantiria vaga na Libertadores do próximo ano. O G-7 pode ainda se expandir para G-9, dependendo do desempenho nas finais da Sul-Americana e Libertadores. O Timão, que tem quatro jogos pela frente, pode terminar a rodada com sete pontos a mais que a zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
O início do jogo foi marcado por um Corinthians agressivo, pressionando o time reserva do Cruzeiro e mostrando superioridade técnica. O time abriu o placar aos 10 minutos com um golaço de Memphis Depay de fora da área e ampliou com Yuri Alberto aos 15 minutos, após uma jogada rápida e um desvio de Zé Ivaldo. No entanto, o Timão diminuiu o ritmo, e a Raposa reagiu. Kaiki aproveitou um desvio em André Ramalho para descontar aos 34 minutos, com um chute que enganou o goleiro Hugo Souza. Nos minutos finais da etapa inicial, o Cruzeiro pressionou, mas não conseguiu o empate, mesmo com um erro entre Gustavo Henrique e Hugo Souza.
Segundo tempo
O calor da manhã em Itaquera afetou o ritmo de ambas as equipes no segundo tempo. O Cruzeiro, mesmo atrás no placar, passou a dominar a posse de bola, mas criou pouco perigo para a meta corinthiana. O Corinthians, por sua vez, teve boas chances para ampliar a vantagem, mas desperdiçou. A melhor oportunidade foi aos 9 minutos, quando Talles Magno parou no goleiro Anderson. Já nos acréscimos, Memphis Depay acertou a trave e Talles Magno não aproveitou o rebote. Mesmo com o susto, o Corinthians manteve a vitória e assegurou o quinto triunfo seguido.
Próximos jogos
O Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Vasco, às 16h, na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão. Já o Cruzeiro se prepara para a final da Copa Sul-Americana, no sábado, às 17h, contra o Racing, em Assunção, Paraguai.
Ficha Técnica
Corinthians 2 x 1 Cruzeiro
34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
Data: 20 de novembro de 2024, às 11h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Gols: Memphis (10'/1ºT), Yuri Alberto (15'/1ºT) e Kaiki (34'/1ºT)
Cartões amarelos: André Ramalho (COR), Carrillo (COR), Memphis (COR), Kaiki (CRU), Lucas Silva (CRU) e Ramiro (CRU)