O Athletico deu um passo importante na luta contra o rebaixamento ao vencer o Atlético-GO por 2 a 0, na tarde desta quarta-feira, na Ligga Arena, em Curitiba. Os gols da vitória foram marcados por Cuello e Nikão, ambos fundamentais para o Furacão alcançar sua segunda vitória consecutiva, algo que não ocorria desde o final de julho, quando venceu Cuiabá e Bragantino. Com o resultado, o Athletico chega a 40 pontos e sobe para a 13ª posição, abrindo uma vantagem de três pontos para a zona de rebaixamento. Por outro lado, o Atlético-GO segue na lanterna, com apenas 26 pontos, e continua distante da saída da degola.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, com o Athletico pressionando o Atlético-GO, mas sem conseguir abrir o placar nas primeiras tentativas. Nikão e Esquivel fizeram boas jogadas, mas encontraram o goleiro Ronaldo em boa forma, que fez defesas importantes. O Atlético-GO respondeu com uma cabeçada de Luiz Fernando, que passou por Mycael, mas Belezi salvou em cima da linha. Aos 20 minutos, o Athletico teve a chance de marcar quando Di Yorio errou a finalização após cruzamento de Cuello. O VAR, no entanto, indicou um toque de mão do jogador goiano, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Di Yorio mandou a bola para o canto esquerdo, mas Ronaldo se esticou, tocou na bola e ela ainda bateu na trave.
Nos minutos finais, o Athletico finalmente conseguiu abrir o placar. Em um contra-ataque rápido, Cuello, após passe de João Cruz, carregou da esquerda para o meio e acertou um belo chute no canto para fazer 1 a 0.
Segundo tempo
Na etapa final, as equipes buscaram o gol. Cuello quase ampliou para o Athletico com um chute de fora da área, mas Ronaldo fez a defesa. O Atlético-GO também esteve perto de empatar com Bruno Tubarão, que acertou a trave. O time goiano teve mais oportunidades com Alejo Cruz e Luiz Fernando, mas não conseguiu marcar.
Aos 20 minutos, o Athletico se livrou da pressão e fez o segundo gol. Nikão recebeu passe de Léo Godoy e, com precisão, bateu cruzado no canto direito de Ronaldo para fazer 2 a 0. O time da casa perdeu Thiago Heleno, expulso após revisão do VAR, por uma solada em Janderson. Mesmo com a desvantagem numérica, o Athletico continuou pressionando e teve chances de aumentar o placar com Zapelli, mas o meia argentino perdeu duas boas oportunidades, uma com um chute isolado e outra com um cabeceio por cima, mesmo com o gol aberto.
Próximos jogos
Na 35ª rodada, o Atlético-GO recebe o Palmeiras no sábado, às 19h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Já o Athletico visita o Bahia no domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Ficha Técnica
Athletico-PR 2 x 0 Atlético-GO
Data: 20 de novembro de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)
Público: 42.177 pessoas
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols: Cuello (45+5' 1ºT) e Nikão (20' 2ºT - Athletico-PR)
Cartões amarelos: Léo Godoy (Athletico-PR); Shaylon e Adriano Martins (Atlético-GO)
Cartão vermelho: Thiago Heleno (Athletico-PR)