Em um duelo crucial para a permanência na elite do futebol brasileiro, o Vitória derrotou o Criciúma por 1 a 0 nesta quarta-feira, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de Janderson, marcado no segundo tempo, garantiu os três pontos para o Leão e ajudou a equipe a se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Criciúma amargou sua terceira derrota consecutiva e viu o risco de queda aumentar, permanecendo ameaçado pela degola.
Com a vitória, o Vitória alcançou 41 pontos e subiu para o 12º lugar, abrindo uma boa vantagem para a zona de rebaixamento. O Criciúma, com 37 pontos, caiu para a 16ª colocação e ainda pode entrar no Z-4 dependendo dos resultados das outras equipes na rodada.
Primeiro tempo
O Criciúma começou a partida com mais posse de bola e pressionando o Vitória, criando algumas boas oportunidades. Aos 11 minutos, a melhor chance do time da casa veio com Bolasie, mas a finalização exigiu uma grande defesa de Lucas Arcanjo. O Vitória, por sua vez, foi se ajustando e equilibrou as ações. A partida teve um momento decisivo aos 22 minutos, quando Claudinho, do Criciúma, foi expulso por uma falta em Carlos Eduardo perto da área. Na cobrança da falta, Lucas Esteves carimbou a trave esquerda do goleiro Gustavo, mas o placar seguiu em branco.
Segundo tempo
Com um homem a mais em campo, o Vitória pressionou mais na segunda etapa. No entanto, o Criciúma, apesar da desvantagem numérica, se manteve firme na defesa e dificultou as finalizações adversárias. O gol do triunfo veio aos 22 minutos, quando Matheusinho cobrou um escanteio na primeira trave e Janderson, com um belo cabeceio, balançou as redes. O Vitória teve mais chances de ampliar com Alerrandro e Matheusinho, mas não conseguiu. Nos acréscimos, o Criciúma quase empatou, mas a finalização de Rodrigo passou raspando a trave de Lucas Arcanjo.
Ficha Técnica
Criciúma 0 x 1 Vitória
Data e horário: 20 de novembro de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hülse, Criciúma (SC)
Gol: Janderson (22' 2ºT - Vitória)
Cartões amarelos: Willian Oliveira e Willean Lepo (Vitória); Bolasie (Criciúma)
Cartão vermelho: Claudinho (Criciúma)