Savarino e Gregore marcam para o Botafogo, que conquista o tri do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 2 a 1
O Botafogo fez história neste domingo ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro pela terceira vez. A vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, com gols de Savarino e Gregore, garantiu ao time a conquista do tri, além de selar um feito raro no futebol brasileiro: a combinação do título nacional com a conquista da Libertadores no mesmo ano. O São Paulo, com o gol de William Gomes, ainda se manteve na sexta posição da tabela.
(foto: Mauro PIMENTEL / AFP)
Com a vitória, o Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro com 79 pontos, seis a mais que o vice-campeão Palmeiras. O time obteve 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e teve a melhor defesa, com apenas 29 gols sofridos. O São Paulo, por sua vez, terminou o torneio com 59 pontos.
Com a conquista, o Botafogo igualou o feito histórico de Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019), que também conquistaram a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano.
Primeiro tempo:
O Botafogo entrou em campo já com o título ao alcance, bastando um empate para garantir a taça sem depender de outros resultados. A tranquilidade tomou conta do time, e o gol de Savarino aos 36 minutos do primeiro tempo deu início à festa alvinegra. Marlon Freitas roubou a bola no ataque, passou para Igor Jesus, que deixou o camisa 10 livre para abrir o placar.
O São Paulo, pouco interessado no jogo, não conseguiu criar grandes ameaças. O Botafogo dominou a partida, com boa posse de bola e mais oportunidades de gol, mas o placar de 1 a 0 se manteve até o intervalo.
Segundo tempo:
O segundo tempo teve uma reviravolta. Apesar da vantagem, o Botafogo não se arriscou demais no começo, mantendo o controle do jogo. No entanto, aos 17 minutos, o São Paulo conseguiu o empate. Marlon Freitas errou, permitindo que William Gomes aproveitasse a saída de John para finalizar e igualar o marcador.
Com o jogo empatado, a torcida botafoguense ficou apreensiva. Para retomar o controle da partida, Artur Jorge fez algumas substituições, colocando Matheus Martins e Allan no lugar de Savarino e Marlon Freitas. A partida esfriou, e os dois times começaram a trabalhar para garantir a vitória.
Foi então que, aos 47 minutos, nos acréscimos, Gregore, que havia sido expulso na final da Libertadores, apareceu para dar a vitória ao Botafogo. Após um erro na saída de bola do São Paulo, Gregore roubou a posse, finalizou com precisão e colocou o Botafogo em êxtase, confirmando o título e o tri do Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica
Botafogo 2 x 1 São Paulo
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Data: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Gols:Savarino (36’/1ºT) - Botafogo, William Gomes (17’/2ºT) - São Paulo, Gregore (47’/2ºT) - Botafogo
Cartões amarelos: Botafogo: Marlon Freitas, Luiz Henrique: São Paulo: Rodrigo Nestor, Rafinha
Vídeo: GE/YouTube | Melhores momentos da partida: