Internacional conquista o Gauchão, encerra jejum e amplia vantagem sobre o Grêmio:
Depois de quase nove anos, o Internacional voltou a erguer a taça do Campeonato Gaúcho. O time colorado garantiu o título ao empatar por 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo, no Beira-Rio, consolidando a vantagem obtida no jogo de ida, quando venceu por 2 a 0 na Arena. Enner Valencia marcou para o Inter, enquanto Wagner Leonardo balançou as redes pelo tricolor.
A conquista tem um gostinho especial para a torcida colorada. Além de encerrar um longo período sem títulos desde o estadual de 2016, a vitória também impediu que o Grêmio conquistasse o oitavo título consecutivo da competição, um feito que até hoje pertence apenas ao próprio Internacional, que conquistou oito troféus seguidos entre 1969 e 1976.
Com o resultado, o Inter também ampliou sua vantagem como maior vencedor do Gauchão, agora com 46 títulos, contra 43 do Grêmio. O Guarany de Bagé, com duas conquistas, é o único outro clube que venceu mais de uma vez a competição.
Precisando reverter a desvantagem do primeiro duelo, o Grêmio tentou impor seu ritmo desde o início, mas encontrou dificuldades para criar chances claras. Sem um armador de origem entre os titulares, Braithwaite recuava para auxiliar na construção das jogadas, enquanto o Inter apostava nos contra-ataques, explorando a velocidade de Carbonero contra Igor Serrote.
O primeiro tempo foi marcado por forte disputa física e poucas oportunidades reais de gol. As melhores chances foram do Internacional em jogadas de bola parada. Aos 16 minutos, Carbonero cabeceou para fora após escanteio. Nos acréscimos, Alan Patrick cobrou falta para a área, e Victor Gabriel testou firme para defesa de Tiago Volpi. O VAR ainda analisou um possível toque de mão de Lucas Esteves na jogada, mas não houve revisão do árbitro.
Se na primeira etapa Valencia teve atuação discreta, no segundo tempo ele brilhou. Aos 10 minutos, sofreu falta de Wagner Leonardo e, na cobrança, mandou um chute preciso no ângulo direito de Volpi, abrindo o placar e inflamando a torcida colorada.
O Grêmio não demorou a reagir e, seis minutos depois, também aproveitou uma jogada de bola parada. Lucas Esteves cruzou na área, e Wagner Leonardo subiu de cabeça para empatar. O VAR revisou o lance por possível impedimento por sete minutos, mas confirmou o gol.
Nos minutos finais, a tensão aumentou, com discussões entre os jogadores das duas equipes. Dodi, do Grêmio, e Aguirre, do Inter, foram expulsos. A defesa colorada segurou o resultado até o ápito final, garantindo a festa no Beira-Rio.