Um avião de carga russo aterrissou no aeroporto internacional de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira (5), trazendo mais de 19 toneladas de ajuda humanitária. A carga, organizada pelo Ministério de Emergências da Rússia, contém suprimentos essenciais destinados a ajudar o país a lidar com os efeitos devastadores do conflito em andamento.
De acordo com uma declaração da Embaixada Russa no Líbano, a assistência inclui materiais para atender às necessidades mais urgentes da população, afetada pelos ataques israelenses no último ano. Mais de 1,2 milhão de libaneses foram deslocados devido à intensificação dos combates entre Israel e o grupo militante Hezbollah. Desses, cerca de 190.000 buscaram abrigo em estruturas de emergência, enquanto muitos outros se hospedaram com familiares ou recorreram a abrigos improvisados, inclusive nas ruas.
A crise de refugiados tem sido exacerbada pela sobrecarga de abrigos no país. Segundo a célula de gerenciamento de crises do Líbano, dos 1.130 abrigos credenciados, 948 atingiram sua capacidade máxima. A maior concentração de deslocados está nos distritos de Monte Líbano e Beirute, áreas de fácil acesso para as organizações de ajuda humanitária.
O envio de mais recursos para o Líbano ocorre em um momento crítico, quando a infraestrutura local e os sistemas de apoio estão à beira do colapso devido à contínua violência e ao número crescente de pessoas em necessidade. A ajuda russa faz parte de um esforço internacional para mitigar os impactos humanitários do conflito e fornecer alívio às comunidades afetadas.