O Vélez Sarsfield derrotou o Huracán por 2 a 0 neste domingo e conquistou o 11º título do Campeonato Argentino. Com esse resultado, a equipe de Gustavo Quinteros garantiu a liderança e, assim, o troféu da competição, além de garantir uma vaga na Libertadores de 2025. A vitória também selou a classificação de Talleres, River Plate e Boca Juniors para a competição continental.
Antes da última rodada, o Vélez estava empatado com Talleres, com 48 pontos, mas com vantagem no saldo de gols (11 a mais que o rival). O Huracán, com 46 pontos, precisava da vitória para se manter na briga, mas o time da casa dominou a partida e assegurou o título.
O gol inicial veio aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Pizzini fez um passe para Aquino, que, após boa defesa do goleiro rival, aproveitou o rebote para marcar. O segundo gol foi resultado de uma cobrança de falta de Pizzini, que passou para Gómez finalizar. Galíndez fez a defesa, mas Damián Fernández não desperdiçou o rebote e ampliou.
A vitória do Vélez foi celebrada com o revés do Talleres, derrotado por 3 a 1 pelo Newell's Old Boys. A classificação para a Taça Libertadores de 2025 foi decidida pela tabela anual, que soma os resultados do Campeonato Argentino e da Copa da Liga. Além do Vélez, Racing, com a vitória na Sul-Americana, também garantiu sua vaga. Já Talleres, River Plate e Boca Juniors completaram as classificações, sendo que os dois primeiros vão para a fase de grupos e o último disputará as eliminatórias.
Com o título, o Vélez faturou 500 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões) e manteve-se em sexto lugar no ranking de maiores campeões do futebol argentino, atrás apenas de River Plate (38 títulos) e Boca Juniors (35).
Vídeo: ESPN Brasil/YouTube | Melhores momentos da partida: