O Bragantino superou a concorrência de Torino, da Itália, e Sport para contratar o volante Gabriel, de 32 anos, que estava no Internacional. O jogador, cujo vínculo com o clube gaúcho se encerraria no fim da temporada, acertou contrato com o Massa Bruta, mantendo o mesmo vínculo de duração.
Com a chegada de Gabriel, o Bragantino ganha um meio-campista experiente, que deve assumir um papel de liderança em um elenco jovem que enfrentou dificuldades no Campeonato Brasileiro do ano passado, lutando contra o rebaixamento. Internamente, a equipe sentia falta de uma liderança desde a saída de Léo Ortiz para o Flamengo.
Gabriel, que possui cidadania italiana, estava em negociações com o Torino, mas o Bragantino entrou na disputa nos últimos dias e garantiu a contratação. Além disso, o Sport também monitorava a situação do atleta.
O volante estava no Internacional desde 2022, onde se tornou capitão e símbolo de raça sob o comando de Mano Menezes. No entanto, após sofrer uma lesão grave nos ligamentos do joelho direito no final daquela temporada, Gabriel enfrentou dificuldades para retomar seu espaço. Sob o comando de Eduardo Coudet, perdeu a titularidade e acabou afastado do elenco, junto com Carlos De Pena, que se transferiu para o Bahia. Ao todo, Gabriel disputou 62 partidas com a camisa do Inter.
Após sua saída do Internacional, Gabriel foi emprestado ao Athletico-PR, onde jogou 30 partidas, marcou um gol e deu três assistências. No entanto, sua passagem pelo Furacão não evitou o rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro.